terça-feira, 4 de março de 2025

Livro: O Sindicalismo Católico no Estado Novo - 1931-1948. Divulgação de acervo.

Título: O Sindicalismo Católico no Estado Novo - 1931-1948.

Autor: Maria Inácia Rezola .

Editora: Editorial Estampa – 1ª Edição, 1999

Impressão: Rolo & Filhos – Artes Gráficas Lda.

Páginas: 290 numeradas


Classificado na temática: O Trabalho - Sindicalismo.

 

O livro reproduz no essencial a dissertação de mestrado, defendida pela autora, e apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1995.

A tese foca-se no movimento do Sindicalismo Católico, em Portugal, entre os anos de 1931 a 1948. A situação vivida pelo povo Português durante todo esse período, o rescaldo da campanha presidencial do General de Humberto Delgado e a "Carta do Bispo do Porto", escrita em julho de 1958 por D. António Ferreira Gomes, são contexto histórico e ponto de partida para a reflexão e o trabalho apresentado.

Nesse escrito pró-memória, que teve à época forte impacto no contexto político e social, o bispo denuncia a miséria social em Portugal e reivindica o direito dos católicos de expressar publicamente os princípios da doutrina social cristã. Da crítica ao regime Salazarista e à ordem corporativa do Estado Novo gerou-se grande repercussão, levando à sua expulsão e a um longo exílio do Bispo do Porto, só regressando a Portugal em 1969 , por autorização de Marcelo Caetano.

Maria Inácia Rezola, pesquisa e procura compreender as origens desse, distanciamento e confronto entre a Igreja Católica e o Regime, questionando-se como uma figura da alta hierarquia eclesiástica pôde posicionar-se de maneira tão crítica num período em que prevalecia uma aparente união entre Igreja e Estado. Para isso, o trabalho examina a evolução das relações entre a Igreja e o Estado Novo ao longo das décadas de 1930, 1940 e 1950, investigando os fatores que levaram ao distanciamento progressivo e culminaram na posição pública adotada por D. António Ferreira Gomes.

Ao explorar essa rutura histórica, a análise permite uma reflexão mais ampla sobre a participação política da Igreja em regimes autoritários e o papel do pensamento católico na contestação social e política, no movimento operário e no mundo do trabalho em Portugal.

 Índice do livro.


 



Visite e siga a ...

 B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.

Blog: lugardolivro2024.blogspot.com

facebook:BMR@bmr.998810

Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Livro: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940.

Título: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940- . Autor: Luís Farinha. Editora: Editorial Est...