sábado, 14 de junho de 2025

Livro: MEMÓRIAS DE UM ANARCO-SINDICALISTA.

Título: MEMÓRIAS DE UM ANARCO-SINDICALISTA.

Autor: Emídio Santana

Editora: p&r - perspectivas & realidades.

Impressão: na

Páginas: 400.


Classificado na temática: Personalidades.

O livro "Memórias de um Militante Anarco-Sindicalista" é um testemunho pessoal e histórico de um militante, Emídio Santana, engajado nas lutas sociais do século XX sob a perspetiva do anarco-sindicalismo. Trata-se de uma coletânea de recordações, reflexões e análises sobre os acontecimentos de uma época, em Portugal dos anos 20 e 30, marcada por violência, autoritarismo e desafios profundos — mas também por criação, esperança e ação libertária.

Ao relatar suas experiências, Emídio Santana procura partilhar não apenas os fatos, mas também o prazer da militância consciente, da criação coletiva e da resistência às formas opressoras do poder. Ele destaca como, mesmo nos momentos de adversidade e retrocesso, valeu a pena manter viva a chama da luta por uma sociedade mais justa e livre: “Mereceu a pena.”

A obra é um apelo à memória crítica, à imaginação política e à ação transformadora. Recupera o valor das iniciativas libertárias que, apesar de frequentemente obscurecidas ou derrotadas, ainda hoje oferecem alternativas viáveis frente às deceções com modelos autoritários mas não só — inclusive os que se diziam socialistas.

Mais do que uma memória pessoal, o livro é um convite à continuidade da luta, à crença num futuro diferente: onde a sociedade seja construída com base na dignidade humana, no respeito à natureza e na liberdade individual. Mesmo diante das trevas do despotismo, o autor acredita que “há sempre uma nova Aurora” a nascer.

Emídio Santana, importante militante do movimento sindical anarquista português, foi o elemento de charneira entre o anarco-sindicalismo da primeira república e os movimentos libertários que surgiram no pós 25 de abril de 1974, influenciados pelo maio de 68 francês. Natural de Lisboa, onde nasceu a 4 de Julho de 1906, aderiu ainda Jovem às Juventudes Sindicalistas, e foi membro da direção do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos, na Confederação Geral do Trabalho (C.G.T.), central sindical, de tendência anarquista.

No dia 4 de Julho de 1937, dia do seu 31º aniversário, esteve envolvido no atentando, à bomba falhado, contra Oliveira Salazar, que saiu ileso, devido a um erro de colocação da bomba subterrânea (carregue e veja em ... https://youtu.be/GgEIuWnCcgY?si=eYmTZgcjnB09_caE ); 

 

Visite e siga a ...

B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.

Blog: lugardolivro2024.blogspot.com

facebook:BMR@bmr.998810

Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Livro: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940.

Título: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940- . Autor: Luís Farinha. Editora: Editorial Est...