domingo, 8 de junho de 2025

Livro: O 18 de Janeiro de 1934 e alguns antecedentes.

 Título: O 18 DE JANEIRO DE 1934 E ALGUNS ANTECEDENTES.

Autor: depoimento colectivo de Acácio Tomaz de Aquino, Américo Martins, Custódio da Costa, José Francisco, Marcelino Mesquita e Emídio Santana, que coligiu.

Editora: Regra do Jogo Edições.

Impressão:1978

Páginas: 133


Classificado na temática: Estado Novo.

  

O dia 18 de janeiro de 1934 ficou marcado em Portugal por uma tentativa de insurreição operária e antifascista contra o regime do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar. Este episódio é conhecido como a Greve Geral Revolucionária de 18 de Janeiro de 1934.

 


 Contexto:

  • A greve foi organizada por setores ligados à Confederação Geral do Trabalho (CGT), de inspiração anarco-sindicalista, e também teve apoio de outros opositores do regime. No entanto existiram divergências no pensamento e na ação por parte das várias ideologias presentes. O livro trata precisamente desse aspeto visto através do olhar da corrente anarquista e o seu confronto com a corrente Comunista (PCP), a posição deste no dia 18 de Janeiro, que é complexo e  objeto de debate dentro da historiografia.

  • Foi uma reação à proibição dos sindicatos livres e à imposição das corporações (modelo fascista de organização do trabalho), introduzida com a nova legislação laboral do Estado Novo.

O que aconteceu:

  • A revolta foi planeada para ocorrer em simultâneo em várias zonas do país, como Marinha Grande, Silves, Barreiro, Almada e S. João da Madeira.

  • Na Marinha Grande, os revoltosos chegaram a tomar temporariamente o controlo da vila e da estação dos correios e telégrafos.

  • No entanto, a insurreição fracassou rapidamente, devido à fraca coordenação, vigilância do regime e repressão pelas forças da GNR e PVDE (polícia política da época).

Consequências:

  • Muitos dos participantes foram presos, deportados ou severamente punidos.

  • O movimento operário sofreu um duro golpe e a repressão intensificou-se.

  • Este episódio é lembrado como uma das primeiras tentativas significativas de resistência armada ao Estado Novo.

 

Visite e siga a ...


B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.

Blog: lugardolivro2024.blogspot.com

facebook:BMR@bmr.998810

Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Livro: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940.

Título: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940- . Autor: Luís Farinha. Editora: Editorial Est...