Título: Praça da Canção - 1965 / O Canto e As Armas - 1967.
Autor: Manuel Alegre
Editora – Publicações Dom Quixote
Impressão: Gráficas Verona SA – 2003 – 2ª Edição
Páginas: 232 - numeradas
Classificado na temática: Personalidades e autores.
O livro Praça da Canção, de Manuel Alegre, foi publicado em 1965 e é uma das obras mais marcantes da poesia de resistência portuguesa contra a ditadura do Estado Novo.
"Nasci em Maio, o mês das rosas, diz.se. Talvez por isso eu fiz da rosa a minha flor, um símbolo, uma espécie de bandeira para mim mesmo".
"Porém nessa manhã ( não posso dizer ao certo porque não tinha relógio,mas talvez - quem sabe? - ás dez e um quarto, que foi a hora em que eu nasci), o carcereiro entregou-me, já aberta, uma carta de minha mãe. E ao desdobrar as folhas que vinham dentro do sobrescrito violado, a pétala vermelha, de uma rosa vermelha, caiu, como uma lágrima de sangue, no chão da minha cela.".
Praça da Canção, ABRIL…
escrito, antes de ABRIL, durante o exílio do autor em Argel, o livro reúne poemas que expressam a revolta contra a repressão política, o sofrimento causado pela guerra colonial, e o desejo de liberdade e justiça social. Praça da Canção tornou-se um símbolo da luta contra a censura e a opressão em Portugal, sendo muito difundido clandestinamente.
Os temas principais da obra são:
A denúncia da guerra colonial;
O sofrimento do povo português;
O exílio e a saudade da pátria;
A esperança na liberdade e na revolução.
O tom dos poemas é muitas vezes de indignação, tristeza, mas também de esperança. A linguagem é simples, direta, e cheia de emoção, o que faz com que o livro comunique de forma poderosa com o leitor.
Dois Poemas:
Visite e siga a ...
B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.
Blog: lugardolivro2024.blogspot.com
facebook:BMR@bmr.998810
Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário