Título: Entre a República e a Acracia – O Pensamento e a Acção de Emílio Costa (1897-1914).
Autor: António Ventura.
Editora: Edições Colibri.
Impressão: Edições Colibri , Maio 1995.
Páginas: 318 numeradas.
Classificado na temática: Anarquismo.
Emílio Martins Costa (Portalegre, 21 de fevereiro de 1877 – Lisboa, 17 de fevereiro de 1952) foi político, escritor, colaborando em vários jornais, de que é exemplo «A Batalha», professor português, é reconhecido pela sua militância anarquista e contributos para a educação e literatura em Portugal.
Da autoria do Prof. Doutor António Ventura, patrocinado pela pela Câmara Municipal de Portalegre e suportada na tese de Doutoramento em História Contemporânea, apresentada pelo autor em 1993 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a obra apresenta a vida e a obra de Emílio Costa, entre o período de 1877 e 1914, uma das principais figuras do movimento socialista e libertário português, ativo entre 1877 e 1952. Destaca sua participação nos debates e transformações históricas em Portugal e no mundo, enfatizando seu papel como teórico crítico e heterodoxo. Embora colaborasse com os republicanos com reservas, foi um importante divulgador do sindicalismo revolucionário.
A análise inclui textos de Emílio Costa sobre a Monarquia, o Partido Republicano e os primeiros anos da República, considerando-os essenciais para compreender as mudanças históricas em Portugal. O volume explora a sua atuação e relevância no campo libertário, também militância Na maçonaria Académica, enfatizando a sua coerência em detrimento da popularidade fácil.
Estrutura da Obra, índice:
Visite, seja seguidor da ...
B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.
Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com
Blog: lugardolivro2024.blogspot.com
facebook:BMR@bmr.998810
Sem comentários:
Enviar um comentário