domingo, 3 de novembro de 2024

Biblioteca

Uma Biblioteca, conjuga duas palavras, livro + depósito, é um ambiente, físico ou digital, em evolução e transformação, que permite viajar no espaço , no tempo e no pensamento, onde são guardados, de forma classificada, documentos que disponibilizam informação.

Cumpre 4 funções básicas, a saber:

- Guardar, para memória futura, documentos de informação, que podem ser de diversa forma, desde livros, jornais, revistas, filmes, discos, CDs até arquivos com extensão, entre outras, PDF ou DOC;

- Conservar, por por forma a evitar a deterioração e perda de informação;

- Organizar, através de um processo de classificação, catalogação e arquivo

- Disponibilizar a consulta e o conhecimento a diversos públicos-alvo, que encontram nas bibliotecas três finalidades , a de consulta, ler e estudar.

O antigo conceito de Biblioteca, de lugar de depósito de livros, redefiniu-se, deixando de ser apenas espaço de livros, encontrou novos sentidos, por exemplo o de museu, centro educacional, o de espaço de divulgação e comunicação, físico e digital, aberto à sociedade.

Mantêm no entanto eixos tradicionais. As Bibliotecas continuam a ser ambientes de memória, conhecimento e cultura, palavra, escrita, e silêncio, características, todas elas, importantes na construção do homem e da sociedade.

A Biblioteca, pública ou particular, generalista ou especializada, nacionais, escolares ou comunitárias, assume desde sempre vários papeis sociais, o de guardiã de conhecimento e cultura das diversas Civilizações, o de guardiã de conhecimento histórico, divulgando, pela evidência dos documentos, um importante ensinamento da história enquanto disciplina do conhecimento, o de que tudo pode mudar, nada precisa de ser como é. Porém já no decorrer do séc XX e XXI a Biblioteca, ao assumir um carácter civil, saindo de ambientes privados, reservados, fechados, e um carácter intelectual, ao serviço da ciência, da razão, surge como importante elemento de divulgação e democratização da informação, de exercício de cidadania e de responsabilidade social, partilhando a ideia de que acesso à leitura, é também ele,um direito humano, pelo que tem obrigatoriamente de estar também virada para a obtenção e tratamento de documentação recente do mais variado tipo.

Este trabalho global exigirá à Biblioteca um sentido permanente de modernidade e investimento não só em acervo, infraestrutura, mas igualmente em comunicação e em Pessoas (funcionários e públicos).

A viagem da Biblioteca, ao longo do tempo, através da escrita, trouxe-nos da Argila à Pedra , ao Papiro, ao Papel, ao Livro, às novas formas e suporte de informação, caminhou ao lado da humanidade, oferecendo-nos a divulgação e conservação da nossa história, antiga, moderna, presente e continuará certamente companheira de viagem pelo futuro.

Só assim procurando dar novos passos, rumo ao futuro, a biblioteca terá ela própria futuro.

No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras” – Jacques Bossuet.

Caminhemos com elas.


Livro: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940.

Título: O REVIRALHO – Revoltas Republicanas contra a Ditadura e o Estado Novo, 1926-1940- . Autor: Luís Farinha. Editora: Editorial Est...