Título: Os Números da Desigualdade em Portugal.
Autor: Eugénio Rosa (a).
Editora: Lua de Papel ( Grupo Leya) – 1ª Edição, 2015
Impressão: Multitipo
Páginas: 191
Classificado na temática: Princípios e Valores Humanistas.
O livro Os Números da Desigualdade em Portugal, de Eugénio Rosa, apresenta uma análise aprofundada sobre o agravamento das desigualdades sociais e económicas no país, destacando como as crises, Financeira Global (2008-2009) e da Dívida Soberana (2010-2014), acentuaram e afetaram desproporcionalmente as diferentes camadas da população. Enquanto os ricos continuaram a enriquecer, os pobres ficaram mais pobres e a classe média perdeu poder de compra, aumentando a tensão social e prejudicando o crescimento económico.
Através de dados rigorosos, mais de meio século, o autor expõe desigualdades muitas vezes ocultas, como a má distribuição da mais-valia gerada pelo trabalho e as discrepâncias nos impostos. O livro também aborda o impacto do custo da saúde e da educação, que pesa mais sobre os menos favorecidos.
Baseando-se em reflexões de economista como Carlos Farinha, Joseph Stiglitz, Mark Blyth e Thomas Piketty, Eugénio Rosa conclui que a desigualdade na distribuição de riqueza e rendimentos é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento económico de Portugal.
Os Números da Desigualdade em Portugal oferece um diagnóstico realista e urgente, alertando para as consequências sociais caso não haja uma inversão dessa tendência, com o risco de um futuro marcado por convulsões sociais.
(a) Eugénio Rosa é licenciado e doutorado pelo ISEG, publica o blog, www.eugeniorosa.com , dedicado a assuntos económicos e sociais, onde o leitor pode encontrar artigos e estudos.
Visite e siga a ...
B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.
Blog: lugardolivro2024.blogspot.com
facebook:BMR@bmr.998810
Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário