Título: Republicanismo, Socialismo, Democracia.
Autor:
Ernesto Castro Leal (Coordendor), António Reis,António Ventura,José Esteves Pereira, Leonel Ribeiro dos Santos, Norberto Ferreira da Cunha, Pedro Calafate, Ricardo Vélez Rodriguez, Sérgio Campos Matos.
Editora: Centro História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Impressão:
Sersilito – Maia ( tiragem 500 exemplares), 2010.
Páginas: 205 numeradas
Classificado na temática: Revolução de 5 Outubro de 1910 e a Iª República.
Apresentação do livro.
O livro é resultado do I Seminário de História e Cultura Política, ocorrido em 17 de Março de 2009, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O objetivo principal do seminário foi promover uma análise crítica sobre as doutrinas políticas ligadas ao republicanismo, socialismo e democracia, a partir do estudo de pensadores portugueses e estrangeiros. A iniciativa integra-se na Linha de Investigação Memória e Historiografia do Centro de História da Universidade de Lisboa.
Além disso, destaca-se a intenção de promover a análise interdisciplinar através de áreas como História, Filosofia e Ciência Política. O propósito maior é estimular uma reflexão crítica sobre a cultura política, contribuindo para a construção de ideias políticas e sociais relevantes no contexto ibero-americano e português. O texto enfatiza a importância de um debate plural e crítico, capaz de gerar novas investigações em fundamentos filosóficos e ideológicos.
Índice
Republicanismo, Socialismo e Democracia.
Republicanismo: ideologia política que defende um governo baseado na soberania popular, com ênfase na participação cívica, no bem comum e na rejeição da monarquia. O republicanismo valoriza a liberdade individual, mas vinculada à responsabilidade social e à proteção contra a tirania.Combina poder e lei.
Socialismo: doutrina que propõe a igualdade social e económica como princípios centrais. Existem várias vertentes do socialismo, desde o marxismo até formas mais reformistas.
Democracia: sistema político que se baseia no governo da maioria, na proteção dos direitos das minorias e na soberania do povo, assegurando-se a participação política, a liberdade de expressão e a igualdade de oportunidades dentro de um estado de direito.
Sobre a Relação entre Republicanismo, Socialismo e Democracia, é complexa e, em muitos aspetos, complementar, mas não isenta de tensões.
O republicanismo e a democracia compartilham o princípio da soberania popular e o compromisso com a participação cívica. O socialismo, por sua vez, adiciona uma dimensão económica, que visa corrigir desigualdades que, muitas vezes, limitam a plena realização dos ideais democráticos. Um estado republicano-socialista democrático poderia ser ideal para harmonizar liberdade política, mais igualdade económica e justiça social. Porque o não conseguimos? O que o impossibilita?
Apesar das convergências, há choques entre estas doutrinas. Por exemplo, o republicanismo enfatiza a liberdade individual, enquanto algumas vertentes do socialismo priorizam o coletivo, o que pode gerar conflitos sobre até onde a igualdade deve ser promovida à custa da liberdade. Além disso, a democracia nem sempre garante a realização dos ideais republicanos ou socialistas, pois processos democráticos podem resultar na eleição de governos que comprometam esses valores.
Num mundo onde as democracias enfrentam desafios de polarização e desigualdade crescente, a integração dos valores republicanos e socialistas pode oferecer soluções práticas. O republicanismo pode reforçar o compromisso cívico e o combate à corrupção, enquanto o socialismo pode ajudar a reequilibrar as disparidades económicas que ameaçam a estabilidade democrática.
Em resumo, a articulação destas três correntes de pensamento oferece um campo fértil para o desenvolvimento de projetos políticos de sociedade mais equitativos e sustentáveis. No entanto, para que essa síntese seja possível, é necessário promover debates críticos como o proposto no seminário
B.M.R. - Biblioteca Memória e Revolução.
Mail: bibliotecabmr.2024@gmail.com
Blog: lugardolivro2024.blogspot.com
facebook:BMR@bmr.998810


Sem comentários:
Enviar um comentário